A cultura pop é um terreno muito fértil e rico para ser explorado em muitas frentes. Uma delas é esse pseudo revival dos anos 80 que veio à tona recentemente. A sensação é a de que essa década não terminou. E isso se manifesta mais especificamente  nas tendências de maquiagem, e na moda.

Se você estava fazendo uma limpa nos seus cosméticos e maquiagens tentando se livrar daqueles batons cintilantes, pare agora! Reflita melhor depois de ler este texto.

Os tons metálicos estão definitivamente entre nós e não dão a menor pinta de que irão abandonar o posto. A tendência “oitentista” que já vinha forte ganhou ainda mais destaque com a onda nostálgica do novo filmeStar Wars: O Despertar da Força, seguido do lançamento mais brilhante do Netflix, o seriado que ganhou o coração da audiência: Stranger Things, e com a estréia de Ghostbusters, mais um clássico dos 80 que ganhou sua versão (muito boa, inclusive) com mulheres nos papéis principais.

Para você se inspirar. Foto/reprodução Pinterest
Para você se inspirar. Foto/reprodução Pinterest

No rastro desse sucesso, os fãs da década e de todos os seus signos foram logo criando pontes. E com isso, muitos elementos interessantes foram trazidos à cena.

Como nosso radar de estilo está com a plaquinha retrô a piscar, vamos nos voltar para as cores da maquiagem. Os batons e sombras em tons metálicos e o blush marcado, agora chamado de draping, outro recurso de maquiagem largamente explorados nos anos 80, voltaram a ser hits.

Tem até tutorial para ensinar a usar esse estilo de blush (o vídeo está em inglês, mas é fácil de entender o processo):

A dupla de maquiagem que tinha sido banida das produções de beleza, o “boca tudo, olho tudo” ganhou as luzes novamente. Quer dizer, nada de desperdiçar aquela sombra rosa, ou aquele batom prateado, ele merece entrar na brincadeira. Pode ser em detalhes pequenos ou em produções inteiras. A fixação e o uso variam, é a sua imaginação e seu tipo de pele é que mandam nisso. A única regra é experimentar.

Brilho e glamour nerd no olhar

Marcas conhecidas de quem adora maquiagem, estão bem focadas nos tons metalizados. Sorte nossa!

A CoverGirl fez bonito com suas maquiagens metálicas e criou uma edição limitada de produtos exclusivos deStar Wars. Os looks são todos assinados por Pat McGrath (saiba mais sobre ela logo abaixo). As produções da campanha são deslumbrantes. Mas quem quis teve que correr, já acabou. Mas o vídeo é maravilhoso com a participação da cantora Janele Monae e com direito a inspiração livre em personagens da saga Star Wars,continua on line:

http://covergirlstarwars.tumblr.com/

Mais recentemente, a maquiadora Pat McGrath, que ficou famosa por atuar nas produções da MAC, mas que tem sua marca própria, acabou de nos presentear com um kit com gloss, glitter e pigmentos metalizados para que você possa customizar seu próprio batom brilhante.

Foi produzido um vídeo teaser para o facebook. Para deixar todx nós com água na boca:

https://www.facebook.com/Cut/videos/1213457532020948/

Entre os últimos lançamentos nacionais estão a Vult que lançou uma coleção linda de 16 batons em cores metalizadas e bem marcantes.

Os 16 batons metalizados da nova coleção da Vult, "Let´s Rock", que tal? Foto/divulgação
Os 16 batons metalizados da nova coleção da Vult, “Let´s Rock”, que tal? Foto/divulgação

A Natura, que dispensa apresentações, e está cada vez mais ligada às cores e texturas de maquiagem, inclusive para pele negra, divulgou este mês um delineador, uma sombra à prova d´água e um batom dourados, todos fazem parte da Linha Natura Una.

Nova sombra dourada da Natura. Foto/reprodução do site próprio da marca
Nova sombra dourada da Natura. Foto/reprodução do site próprio da marca

A View Cosméticos já tem duas coleções dedicadas a Star Wars a primeira tem batons, sombras, delineadores, blush e esmaltes. A segunda linha é somente de esmaltes, inspirada nos Vingadores – Era de Ultron, todos metálicos e cada um com o nome de um dos heróis. Complica muito na hora de escolher um. Fica o aviso.

Star-Wars-Coleção View Cosmetics. Foto/divulgação Faceb
Star-Wars-Coleção View Cosmetics. Foto/divulgação Faceb
Coleção de esmaltes Avengers - Era de Ultron da View Cosméticos. Quem resiste? Foto/reprodução Facebook da marca
Coleção de esmaltes Avengers – Era de Ultron da View Cosméticos. Quem resiste? Foto/reprodução Facebook da marca

Dicas rápidas – Como usar cores metalizadas

Conhecer uma nova tendência é ótimo, mas ainda melhor é saber usá-la. Algumas dicas básicas para quem quer abusar dos metálicos:

– Batons metalizados: quem gosta de ousadia vai usar a cor diretamente sobre os lábios. Quem quer começar devagar, pode usar a cor metalizada sobre outra que já esteja acostumada a usar. O efeito é mais suave.

– Sombra metalizada sobre o batom: a sombra em pó sobre o batom cremoso ganha fixação extra e você consegue um ponto de luz nos lábios.

– Sombra metalizada cremosa: ótima opção para sair à noite, ou para detalhes em maquiagens diurnas. A durabilidade costuma ser muito boa.

– Iluminação metalizada: está muito em alta, em cores alternativas ao prateado e dourado. Use iluminadores que tenham tons de brilho variando entre lilases, azulados e rosados. Lembrando que cores muito claras e frias combinam com peles mais claras e tons quentes e mais vibrantes com peles mais escuras.

Agora é só sair brilhando por aí, monamu.

Que tal deixar a imaginação fluir com esses metais? Foto/reprodução Pinterest
Que tal deixar a imaginação fluir com esses metais? Foto/reprodução Pinterest

Este texto também foi publicado no Minas Nerds! Passa lá!